os Livros

curupiranovo
Curupira

Por volta de 2000, Marlene Crespo iniciou novo processo, que se revelou muito gratificante: unir a longa experiência em arte visual com a atividade literária – marcante em ensaios poéticos prolongados vida afora, mas pouco difundidos.
As chances se concretizaram na publicação inicial de dois livros infanto-juvenis, cujo tema favorece a ligação da artista às raízes brasileiras. São eles: Saci, o Espírito da Selva, 1999 e Iemanjá, a Deusa do Mar, 2002, ambos publicados em várias línguas, pela editora japonesa Shinseken, e já esgotados.

Em 2012, a editora Peirópolis publicou Curupira, o Guardião da Floresta, que obteve ótima aceitação e foi selecionado para participar da Bologna Children’s Book Fair 2013, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ.
Em 2014 foi um dos selecionados no edital de obras de literatura destinados aos alunos de 1º., 2º. e 3º. anos do ensino fundamental das escolas públicas, no âmbito do PNLD Alfabetização na Idade Certa 2014, do Programa Nacional do Livro Didático.

O livro Terra, desligado da modalidade infanto-juvenil, foi editado  em 2015, pela Editora Expressão Popular. Nele a autora interliga desenhos e poemas criados nos últimos dez anos. Os poemas são todos inéditos. Da mesma forma o são a maior parte dos desenhos, exceto alguns que já figuraram em exposições. Por seu estilo e pequenas dimensões, são mais apreciados em livro – o texto literário ligado a cada um completa a fruição do público.

Leia mais sobre:

Terra
Saci, o Espírito da Selva
Curupira, o Guardião da Floresta
Iemanjá, a Deusa do Mar
Nove Histórias Mineiras